2007-05-08

A contracapa do livro diz que...

Este livro é o relato do debate político, em particular nas reuniões do comité central, que acompanhou a maior crise do PCP depois do 25 de Abril de 1974. É também um testemunho da perturbação e das reacções que ele provocou na direcção deste partido. O livro centra-se no chamado grupo da “terceira via”, relata-nos em primeira mão a sua origem, constituição e actividade no interior do comité central do PCP, no período que vai de Julho de 1987 a Dezembro de 1988, período de preparação do XII congresso deste partido. É também relatado o papel do grupo dos seis, que precedeu a terceira via e a trajectória de Zita Seabra nesse período.

Protagonistas privilegiados deste testemunho são Álvaro Cunhal e outros dirigentes da “velha guarda” do PCP, José Barros Moura, José Luís Judas, António Graça, Joaquim Pina Moura, Fernando Castro, Vítor Neto, além do próprio autor.

O testemunho de Raimundo Narciso conduz-nos ao gabinete de Álvaro Cunhal, ao seu trabalho diário, reuniões em torno de questões não isentas de dramatismo e ao conhecimento de facetas políticas menos expostas do líder comunista, sem invasão da sua privacidade, mas num relato vivo e emocionante sobre temas inéditos.

O livro leva o leitor a assistir ao “julgamento” de Zita Seabra e relata, num estilo cinematográfico, casos inéditos de vigilância, por vezes movimentados e rocambolescos, a certos membros do Comité Central. Raimundo Narciso foi expulso do PCP com Barros Moura e Mário Lino.

Sem comentários: