2007-05-19

Mário de Carvalho


Na apresentação do livro "Álvaro Cunhal e a dissidên..." o meu amigo e escritor Mário Carvalho disse que... palavras que a amizade dita mas não posso de deixar de agradecer. Mas antes de transcrever o que ele disse conto-vos como fui introduzido nas extraordinárias e maravilhosas efabulações dos livros do Mário.

[Imagem roubada à Renovação Comunista]

Encontrávamo-nos amiúdo por ali, pela Soeiro Pereira Gomes (já nos conhecíamos há anos). Era sempre grato e estimulante conversar com este "camarada" até porque tínhamas "tarefas" muito distintas no partido por essa altura. Eu dedicáva-me a assuntos de guerra e de defesa. De exércitos, de militares. Ele "controlava" de momento intelectuais, artistas de teatro, incluindo artistas das nossas comédias revisteiras. Invejáva-o. Confesso agora. Ainda que tardiamente. Até porque no meu metier não podia temperar a "secura" masculina e guerreira com o manancial de sensibilidades artísticas e femininas.

Ele tinha publicado então OS CONTOS DA SÉTIMA ESFERA. E quando o encontrava explicava, adiantando-me a qualquer temida inquirição, que não... ainda não tinha lido... mas logo que encontrasse o livro o iria ler.

O tempo passava e cruzáva-me com o Mário. Eu apressava-me sem o deixar abrir a boca sequer para me cumprimentar: que ainda não... ainda não lera... mas...

Até que um dia estava eu num "ponto de apoio", casa de uma camarada (Olá L!) a fazer tempo para que chegasse um oficial do exército que não era conveniente exibir na sede do partido, quando vi ali à mão o livro do Mário. É hoje. Se até leio o Avante e o Militante, arre, porque não hei-de ler Os Contos da Sétima Esfera. É que eu já tinha em tempos lido as duas primeiras páginas e não ficara seduzido.

Atirei-me com militância e determinação ao livro. E deu-se o milagre. À quarta ou quinta página, quando o tenente coronel bateu à porta, decidi levar o livro para casa e até hoje, logo que sai um livro do Mário, vou a correr comprá-lo. E nunca me arrependi.


Esta história foi tão longa que deixo para o post seguinte a intervenção do Mário no lançamento do livro.

Sem comentários: