2007-05-10

Vítor Dias reage ao Expresso

Victor Dias, membro do comité central do PCP, no seu blog o tempo das cerejas reagiu à apresentação do livro Álvaro Cunhal e a dissidência da terceira via no último número do Expresso, por José Pedro Castanheira, com um post intitulado:



Resposta imediata a uma
mentira divulgada no Expresso

e do qual reproduzo este extracto:

"Inserido numa peça que inclui uma entrevista com Raimundo Narciso a respeito do seu novo livro (que será lançado em breve), intitulado «Cunhal e a dissidência da terceira via», o suplemento «Actual» do Expresso de hoje publica na página 20 um texto do jornalista José Pedro Castanheira onde, a certa altura se pode ler que, nesse livro, «Raimundo Narciso relata as «conspirações» do grupo dissidente (...) , encorajado pelas reformas de Gorbachov. Primeiro na sala de convívio da sede, depois num restaurante do bairro de Alvalade, até adoptarem como quartel-general a residência de Pina Moura no Restelo. O grupo é amplo, mas muitos deles acabaram por fazer marcha atrás, como Luís Sá, Vítor Dias, Ruben de Carvalho e outros.»

Como o livro só é posto à venda na próxima quinta-feira, (2007-05-09) não posso jurar ou garantir com total segurança que esta referência de J.P. Castanheira (que não tem comas) se reporta a elementos constantes do livro ou a informações orais prestadas pelo autor, embora prefira pensar que sim e calcule que assim seja.
De qualquer forma, o que para já me importa, me incomoda e me repugna é que foi publicada em letra de imprensa uma monumental mentira e uma rotunda falsidade que me atinge directamente (e a dois outros meus muito estimados amigos e camaradas, um dos quais infelizmente já falecido)." ...

"Pode acontecer que, uma vez lido o livro, tenha mais algumas coisas a dizer..."

Como a reacção de Vítor Dias se reporta ao texto de José Pedro Castanheira não me cabe a mim responder-lhe. Fá-lo-ei, se algum esclarecimento se impuser, isso sim, se eventualmente se pronunciar sobre o livro.

2 comentários:

vasco disse...

Desculpe lá Raimundo Narciso mas não percebo o seu parágrafo final.
Se a descrição feita pelo J.P Castanheira se baseia em elementos colhidos no livro, não há nenhuma razão para que você não responda ao desmentido do Vítor Dias.
Se você acha que não se baseia nem corresponde ao que está no livro, então diga-o claramente.
Para quê tanto formalismo ? O que importa não é o destinatário pessoal do desmentido do Vítor Dias,é o próprio desmentido que ele faz.
Eu que sempre o tive por um ortodoxo - e sempre foi o que a imprensa disse dele - vejo o homem desmentir que tivesse pertencido ao seu grupo.
E você que escreveu um livro sobre o assunto acha que para já o assunto é só com o Castanheira e que você pode ficar calado ?
Ah, não sei porquê palpita-me que o bom do José Pedro Castanheira é que vai ficar como o mau da fita.

vasco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.